O nome “banana” é uma referência à palavra “dedo”, que, em árabe, se fala Banan. A comparação se deve ao formato da fruta, alongada e curvada como um dedo.

A relação entre o homem e a banana é milenar. Existem sinais do cultivo da fruta há pelo menos 5 mil anos em países do sudeste da Ásia, como Nova Guiné, Filipinas e Indonésia.

A banana chegou à Europa por volta de 327 a.C., pelas mãos do imperador romano Alexandre, o Grande. Em uma de suas expedições à Índia, o imperador experimentou a fruta e decidiu levá-la para o velho continente.

Entre 1516 e 1600, a banana chegou à América trazida pelos missionários espanhóis durante uma expedição ao Caribe. No Brasil, as bananas foram trazidas pelos portugueses. Graças às características climáticas da região, o cultivo da fruta prosperou.

Em 1885, nos Estados Unidos, surgiu a primeira marca produtora de bananas, a The Boston Fruit Company, que depois se tornou Chiquita, referência internacional em produção da fruta.

Hoje, a banana é cultivada em mais de 130 países e é a segunda fruta mais consumida no mundo.

Benefícios da Banana

Gostosa e prática, a banana é uma fruta muito nutritiva. É rica em fibras e antioxidantes, além de ser fonte de potássio, vitaminas C, B1, B2 e B6, magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.

O consumo regular e controlado da banana pode trazer diversos benefícios para a saúde. Ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora a
digestão, fortalece os ossos, colabora no combate às anemias e pode amenizar a ocorrência de cãibras.

A banana pode ser consumida in natura. Pode ainda ser utilizada como ingrediente em receitas salgadas e doces. Provavelmente essa versatilidade é o que confere à banana o título de fruta mais consumida no Brasil e a segunda mais consumida no mundo.